METEORO É VISTO ATRAVESSANDO O CÉU EM VÁRIAS CIDADES DO RN.


        Na noite de ontem por volta das 22h, pessoas de diversas cidades do RN viram um grande clarão iluminando o céu e logo em seguida varios estrondos. Pessoas das cidades de foi visto nas cidades de Mossoró, Areia Branca, Assú, Baraúna, Severiano Melo e Lajes presenciaram que presenciaram tal acontecido ficaram assustados no momento. 

        Importante esclarecer algumas coisas aqui para compreendermos o que de fato aconteceu. Mas antes é preciso saber  qual a diferença entre ASTEROIDE, METEORO e METEORITO.

ASTERÓIDE - Enquanto o cometa é uma bola de gases congelados, o asteróide é uma grande pedra espacial. 

METEORO - Um meteoróide que entra na atmosfera da Terra passa a ser chamado de meteoro. 
METEORITO - São os meteoros que não se desintegram totalmente no choque com a atmosfera.





      Para ter sido visto em tantas cidades ele devia ter alguns metros de comprimento.Essas rochas espaciais entram na atmosfera terrestre a velocidades absurdas, que podem chegar a 260000 km/h. 

       Nesse pique, elas não demorariam nem dois segundos para se espatifar no solo. A atmosfera, porém, trata de freá-las violentamente. 

       Para um corpo tão rápido, as camadas de ar que envolvem a Terra funcionam como uma parede de concreto, capaz de barrar a maioria das mais de mil toneladas de pedras que ameaçam cair sobre nós diariamente. 


       Interessante salientar que em Julho teremos uma maior incidência de meteoros começando justamente a partir  do dia 07 data da passegam do meteoro. 
       Eles vêm diretamente da constelação de Capricórnio.  E do dia  12 de julho a 23 de agosto teremos a chuva de meteoros DELTA AQUARIDAS.  A boa notícia é que o inverno costuma ser a época do ano com tempo mais estável, o que aumenta as chances de visualizar "estrelas cadentes".

DEVEMOS TEMER?
       é muito raro cair diretamente no chao, O grande problema, no entanto, são mesmo as rochas menores pois ainda não existe tecnologia capaz de rastreá-las. A possibilidade de choque é pequena, mas nada impede que uma delas chegue por aqui sorrateiramente – e com a força de uma bomba nuclear.

                          Veja o momento da passagem do meteoro 

Outro vídeo mostrando o momento da passagem do meteoro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da astronomia- Os chineses

Série conhecendo os planetas- NETUNO